Associação de Artesãos de São Mateus



Por iniciativa de um grupo de artesãos juiz-foranos, nascia em julho de 1997 a Associação de Artesãos de São Mateus, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo dar condições de trabalho aos artesãos da cidade e região. Menos de um ano depois, em maio de 1998, foi possível concretizar este objetivo, através da formação da Feira Permanente de Artesanato do bairro São Mateus. Foram adquiridas, com financiamento do Banco do Povo, vinte barracas. Com outros financiamentos e recursos próprios a Feira dispõe, hoje, de  quarenta barracas.

Juiz de Fora não possui um artesanato típico regional, mas, reside justamente aí a principal característica de nosso trabalho, ou seja, uma diversidade de técnicas, de materiais utilizados que permitem ao artesão expandir e representar sua arte. Prova disto são os trabalhos apresentados todos os sábados à Praça Jarbas de Lery na Feira de Artesanato . Lá podemos encontrar fantoches e bonecas, enxoval de cama, mesa, banho e bebê, ponto de cruz, bordados, caixas de madeira, crochê, tricô, miniaturas, mosaicos, pinturas, bijuterias, camisetas, bolsas e muito mais .

A Associação de Artesãos de São Mateus mantém em sua sede um ponto de exposição e venda dos produtos de seus associados. Este ponto de venda funciona com o trabalho voluntário dos artesãos, que se revesam no atendimento ao público, durante a semana. A associação mantém, também, este site na Internet  .Através deste site, já foi possível exportar nosso artesanato para a França e a Itália.

A característica principal desta associação é o cooperativismo que norteia o seu projeto. A Diretoria não recebe qualquer remuneração e todas as decisões são tomadas em comum acordo por todos os associados. Por isto a associação teve seu trabalho reconhecido pela sociedade, através da Câmara de Vereadores, como sendo de Utilidade Pública por meio da Lei Municipal nº 9.739 de 20 de março de 2000.

Contou com a assessoria da Incubadora Tecnológica de Cooperativas da Universidade Federal de Juiz de Fora – INTECOOP-UFJF e desenvolve parceria com a Cooperativa TRABALHARTE (ligada ao SUS) disponibilizando, gratuitamente, barraca para exposição e venda dos produtos desenvolvidos pelas pessoas assistidas por esta entidade.


878533
 

Associação de Artesãos de São Mateus
Sede: Rua Candido Tostes, 156 - São Mateus -  CEP: 36016 030
Juiz de Fora - MG - Tel. (0055) 32 3236 2681
CGC: 02.353.249/0001-06
Lei de Utilidade Pública é 23 de março de 2000.
- Área Restrita -